sábado, 9 de julho de 2011

"No quiero excusas, solo buenas fotos"

Barcelona + sol + amigos + fotografia + verão + arte + arquitetura + histórias = meu segundo intercâmbio

Olá, internautas!

Depois de muito tempo sem postar textos livres (isso é: sem critérios jornalísticos), volto para descrever o curso de verão que estou fazendo em Barcelona - Espanha para uns, Catalunia para outros. Divergências políticas à parte, vou postar aqui a primeira atividade prática que desenvolvi nas minhas primeiras aulas de Fotoreportaje (Foto Reportagem) com comentários feitos pelo professor Rafael Badia, que leciona na escola Ruido Formacíon. O curso tem a duração de um mês.

Eis um rápido perfil do mestre, publicado no seu blog Días Prosaicos que, aliás, vale à pena ser conferido: "Fotógrafo, editor gráfico y profesor de fotografía. Nacido en Tenerife, vive en Barcelona desde 1994. Ha publicado un libro de imágenes y poemas sobre la capital catalana, 'A Barcelona' (Ed. Arola, 2009). Forma parte del colectivo de fotografía urbana 'Calle 35'."

Importante dizer: o motivo de eu ter escolhido esse curso foi que depois de um ano viajando por países europeus, fotografando gente, paisagens naturais, cidades, eventos e cotidiano, percebi que meu olhar estava viciado e sempre registrava as situações da mesma forma, apenas mudando o objeto em foco e o cenário. As cenas continham sempre as mesmas gramas de minha identidade. Nada melhor, então, que um curso de Foto Reportagem para me inspirar e me fazer enxergar o que há de mais belo ou mais feio (interessante sempre) em uma situação, já que nesse tipo de fotografia, tudo pode ser registrado. Tudo!

Primeira prática: fotonotícia.
Registrar em apenas uma imagem, um fato. A fotografia deve conter os 5W, as cinco respostas para as perguntas what?, who?, when?, where? e why?. Em portugês, o quê?, quem?, quando?, onde? e por quê?.



Produzi a foto acima porque entrei no clima das liquidações de verão da Espanha, as famosas rebajas (em castelhano) ou rebaixes (em catalão). Um perigo para qualquer orçamento, aviso! Registrada em uma feira livre chamada Els Encants, tem como foco principal o baixo preço anunciado. Os clientes em movimento, ao fundo, representam o resultado positivo da promoção. A verdade é que essa feira já é barata em dias comuns, mas o valor em destaque, segundo o vendedor, é parte das ofertas da estação. Ainda não sei se acredito ou não nele, mas, está aí minha proposta imagética.

Trocando em miúdos:
O quê? Rebajas
Quem? Nesse caso, não são as pessoas o objeto principal, mas o preço em destaque.
Quando? Em qualquer dia da primeira semana de ofertas.
Onde? Mercadillo Els Encants (Feira Os Encantos, em livre tradução de catalão para português)
Por quê? Promoções como essa são parte já da sociedade espanhola, que as aguardam e desfrutam, movimentando os negócios do país.

Mesmo concluindo que está demasiadamente fechada, a fotografia poderia ser incluída em uma reportagem como fotografia de complemento, não como a principal, de acordo com o professor. Caso fosse mais aberta, mais pessoas poderiam ser enquadradas demonstrando melhor que a oferta foi bem sucedida. Posso dizer que a foto teve uma avaliação media. Não há nota, mas diria que levei um 4, entre 1 e 10. Nada bom, mas interessante para que eu reflita sobre o que a foto poderia ter sido e não foi.

Afinal, como é dito nas redações da Espanha e como o professor gosta de frisar: "No quiero excusas, solo buenas fotos." Okey dokey! Recado entendido.

Hasta luego!

Nenhum comentário:

Postar um comentário