segunda-feira, 10 de maio de 2010

Amsterdam, Dublin... sim, estou na Europa!

Consegui chegar na Europa! E esse "consegui" foi escrito em destaque mesmo. Anos de vislumbramento, meses de planejamento e, enfim, here I am. Apos aguardar quase dois meses em um severo ocio criativo, estou em solo irlandes! Passei sete horas em Sao Paulo e tres em Amsterdam. Do vulcao, nao vi sinal algum. Um a um agora.


O teclado que uo esta sem acentos, ok? Acrescento-os depois.


Vai logo embora!
Pra quem nao sabe (leia aqui meu primeiro post sobre a viagem), minha partida estava marcada inicialmente para o dia 22.04, por isso reuni alguns amigos numa despedida dia 16. Mas, como a vida e uma caixinha de surpresas (parafresando o sabio Joseph Climber), apareceu um tal vulcao em extase - por saber que eu chegaria na Europa, claro - soltando umas fagulhas. Cinzas essas que pararam a Europa, afetaram o mundo e, quem diria, a minha vida. Entao, deixei o Eyjafjallajokull (graaande crtl+c/crtl+v) brincar um pouco e cancelei minha reserva de voo. A natureza mais uma vez mostrou que somos nada diante de sua forca. Apos pagar uma multa de quase 500 reais (por algo que nao foi minha culpa!), marquei nova reserva para dia 8 de maio. Bem que poderia mandar a conta pra Islandia, hein? Ah, favor nao confundir: o vulcao fica na Islandia, nao na Irlanda, ok?

Como tudo tem seu lado positivo, passei meu aniversario, 4 de maio, com minha familia e amigos. Realmente, "festejar" com desconhecidos poderia nao ser muito interessante. Confesso, que esse tempo de 16 dias foi importante pra mim. Deus sabe bem o que faz na minha vida. Pude refletir (ate a exaustao) sobre a vida, a importancia de uma familia por perto, dos amigos, sobre minha profissao... (e poe reticencias nisso). Vivi momentos muito, muito, muito bons nesses dias. Se um dia tive duvidas (na verdade nunca tive), hoje sei que tenho amigos que vao ficar pra vida inteira. E revi a primeira temporada de Lost numa maratona de 17 horas de pura emocao! Como ninguem aguentava mais eu chamar pra fazer uma nova despedida e me ouvir dizer que iria viajar, enfim, fui! Quer dizer, vim! No aeroporto, uma choradeira da familia. Eu fiquei tranquilo. Mas so na frente deles, claro. Assim que dei o ultimo tchau, desabei. Impossivel ter sido diferente. Era muita vibracao positiva, muita energia, muito carinho e atencao, nao tinha como manter a os sentimentos guardados. Eles saltaram do peito. Mas mesmo tomados pela emocao, inconscientemente sei que todos soltavam um unissono "Vai logo embora!", afinal, so eu nao tinha o que fazer na vida. (Calma, amigos, brincadeira!)

Os voos
Refeito de uma das noites mais ansiosas de minha vida, viajei entao, na data marcada. Ao chegar em Guarulhos para a primeira conexao, ligo para meu pai. Ele me diz que o danado do vulcao havia voltado a soltar cinzas e atingido alguns locais na Europa. Eu, que ja tinha relaxado um monte sobre isso no periodo de ocio, fiquei mais tranquilo ainda quando soube que so a Espanha e Portugal estavam com seus aeroportos fechados naquele momento. Na fe, torcia pra que os epsacos aereos entre Amsterdam e Dublin nao fossem atingidos. Em Guarulhos, onde fiquei sete horas, primos foram me ver. Maravilha reve-los.

As 19h, embarquei pela KLM. Pronto, foi a hora do "Bye portuguese. See u". Desde a entrada no aviao, tudo ja era em ingles. Ate eu conseguir colocar um filme pra assistir na minha poltrona foi uma guerra com o controle. Mas, venci, e vi 2012. Que filme ruim! Blockbuster dos bons, mas so vende imagem, historia batida, mexida e remexida por Hollywood demais.

14 horas e meia depois, desembarquei em Netherlands! Fiquei perulambulando pelas 3 horas que podia pelo Amsterdam Airport Schiphol (como nao carimbaram meu passaporte, nao podia sair de la) e nao conheci metade do espaco. O Schiphol e um gigante! E o 12º maior do planeta, segundo o portal Uol (dados de 2007). Numa loja, um maco de cigarro de cannabis a venda. Claro, quis sacar a camera, mas nao podia fotografar. Ainda registro isso quando voltar la. Quis usar meu Visa Travel Money pra ligar do orelhao para minha familia mas ninguem sabia usar cartao para ligar, nem os funcionarios do aeroporto. Troquei umas moedas de euros e consegui. Bom demais falar pra meus pais que ja tava na Holanda. Um "calor" bom por la. Uns 19 graus, imagino. As aspas significam: pra mim isso ainda nao e calor. Nem almocei. Preferi aproveitar meu tempo e explorar o maximo minha breve passagem. E pude faze-lo sem ter problemas com a lingua inglesa. Pra minha propria surpresa, me comuniquei bem com os holandeses. Nao sei se por la ser um aeroporto, mas todos falavam de forma compreensivel. Isso porque, claro, eu nao ousei tentar decifrar o holandes. So levei uma bronca (embora feita com um sorriso no rosto) de uma funcionaria do aeroporto que precisou repetir cinco vezes a palavra belt pra eu entender. Nem eu entendi porque me confundi.

Chegada na Irlanda
Pela Aire Lingus fiz o trecho Amsterdam-Dublin. Pouco mais de uma hora no ceu. Enquanto fui muito bem servido na KLM, so agua era gratuita nesse ultimo voo do dia. Ao desembarcar, era a hora de passar pela imigricao. E la vai mais um brasileiro abarrotado de documentos para mostrar. Melhor prevenir. Sempre. Mas a carta da escola foi tudo o que ele pediu. Me perguntou se eu estava la a negocios, se eu ja havia estado na Irlanda antes e so. Meu passaporte foi carimbado e fui liberado. Alivio total. Embora estivesse muito bem cercado de motivos justificados - digo, com toda a papelada necessaria - o frio na barriga foi inevitavel.

Como um amigo meu, Alax, ja me esperava no aeroporto pra me ajudar a ir pra casa, a chegada a minha mais nova acomodacao foi tranquila. As duas malas e mochila que carregava (mochilao daqueles que cabem uma casa dentro), ja estavam me deixando torto. Menos frio do que imaginei. Tantos brasileiros quanto o esperado (muitos!). Uma arquitetura classica sensacional. Edificios com perceptveis bons acabamentos apesar da cara de serem datados de seculos passados. Cores sobrias sempre. Cinza, marrom e vermelho predominam. E essa mao inglesa que me confundiu desde meus primeiros passos pra deixar the Dublin Airport, a 10km da capital irlandesa. Sim, estou na Europa! Alguem me bilisca?

ps1.: como meu post ficou imenso, escrevo sobre o resto vivido depois.
ps2.: domingo foi o dia das maes. Lembrei dela, a minha, a mais mais, claro, o dia todo. E tambem de minha avo, que nos deixou a 11 meses. Primeiro dia das maes sem ela. Sua falta foi lembrada e sentida.
ps3.: "como assim voce nao postou fotos, Dimas? Logo voce?" Calma, ja, ja, descarrego-as e posto aqui.

Beijos e abracos.
See u!

26 comentários:

  1. Dimãoooo!!! me emocionei lendo sobre sua viagem!!!! Se cuida aí...e aproveite muitooo!!! Beijãoo!!! e como diz Dan:


    "Quem não gosta de Dimas, bom sujeito não é. É ruim da cabeça, ou doente do pé." (by Dan Novais)

    ResponderExcluir
  2. Nada como um sonho realizado, onde tudo é belo, tudo é lindo, tudo é perfeito, são momentos de pura adrenalina e uma aventura sem fim. O desconhecido nos excita e faz com quer queiramos ver mais e mais e mais.......e é isso que vc vai viver por ai. Aproveite cada segundo, cada minuto...pq será uma experiência que voce levará para o resto da sua vida, momentos inesquecíveis de descobrimentos e de uma sensação unica de ter que viver pelos seus próprios pés. sucesso e viva a vida......estarei acompanhando seus "diarios" e voce deveria guardar para escrever um livro dessa aventura pq escreve muito bem. abraçãooo

    ResponderExcluir
  3. Bienvenu au vieux monde !
    até muito breve, em solos franceses ou dublianos talvez ?
    se precisar de algo, não hesite, estamos ai !!
    bises
    Clara

    ResponderExcluir
  4. Você conseguiu me deixar com aguinha nos olhos em algumas partes ¬¬' te odeio por isso!
    E te odeio por me fazer sentir tanta saudade.
    Desde o dia que vc viajou, tenho lembrado exaustivamente do fato de só te verei daqui a um ano agora.. aperta o coração TODAS AS VEZES que lembro disso, mas continuo torcendo por você, para que sua viagem seja maravilhosa. Quando você voltar, estarei te esperando no aeroporto!! Amo você ;*

    ResponderExcluir
  5. Você conseguiu me deixar com aguinha nos olhos em algumas partes ¬¬' te odeio por isso!
    E te odeio por me fazer sentir tanta saudade.
    Desde o dia que vc viajou, tenho lembrado exaustivamente do fato de que só te verei daqui a um ano agora.. aperta o coração TODAS AS VEZES que lembro disso, mas continuo torcendo por você, para que sua viagem seja maravilhosa. Quando você voltar, estarei te esperando no aeroporto!! Amo você ;*

    ResponderExcluir
  6. Você é meu orgulho, porra! Huahuahua...
    Poxa amigo, torço por você sempre!
    Bem que você me disse que iria escrever horrores. kkkkk Escreveu bem e empolgado com sua nova vida!
    Curte horrores aí, nos deixa sempre atualizados por aqui e quando estiver voltando me fala que estarei lá com toda certeza!
    Te amo, amigo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Aiiin que emoçãooo!
    Doida pelas fotos...doida por mais comentarios do jeitinho Dimas de falar...
    doidaaa de saudadesss!
    Beijooo ;*

    ResponderExcluir
  8. coisa mar lindja'si minino!
    me espera =D

    ResponderExcluir
  9. Di !!!
    Vc merece td felicidade do mundo !!!
    Se cuida !!! E volta logo !! kkkkkkkkkkk

    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Primoo!
    Fiquei muito emocionada ao ler sobre a sua viajem! Espero que tudo continue dando certo pra você,mais do que já esta dando! Que todos os seus objetivos sejam alcançados com muita benevolência! Aproveita muito ai, estuda bastante e nunca perca o contato conosco! Aguardamos ansiosos por notícias e novidades suas! Te amoo! bjoo!

    ResponderExcluir
  11. Saudade enorme!
    Feliz demais em ter sido em parte responsável por te passar "muita vibracao positiva, muita energia, muito carinho e atencao" ;)
    Um bjão ninho lindo!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, quantas emoções imagino que seu post realmente tenha saído grande, mas as emoções com certeza são maiores que ele! O aeroporto foi realmente duro te ver sorrir, te ver dar as costas e partir, chorei feito criança, mas tinha que ser forte por duas pessoas... sua mãe e Dan! Como já havia lhe dito anteriormente em um texto antes da sua partida... "Brilhe, Dimas. Afinal você nasceu para isso".
    Desejo de todo coração estar sempre informada e sabendo de todas as suas aventuras.
    Adorei a parte do belt!!! HAHA
    Beijos cunhado, to torcendo por vc \o/

    ResponderExcluir
  13. Ohhh! Muito bom ler tudo isso e me sentir um pouquinho por dentro de toda essa experiencia maravilhosa que você está passando.
    Desejo muita muita muita sorte e se Deus quiser e o dinheiro permitir, vai rolar uma visitinha básica!!!

    Saudade enorme já! E desculpa por n ter ido no aeroporto! Passei o dia todo me lamentando!

    =***

    ResponderExcluir
  14. aeeeew Maum,

    que diário de bordo dus bons!
    E é uma amostra da IDA!
    iuahiauhiauhiouahiouahioahiuahh

    Abraçãão man
    Sucesso ;D
    Bjundas

    ResponderExcluir
  15. Nossa... bom poder ler toda essa sua experiência... Muita sorte por aí!
    Estou aqui na torcida para que tenha dias magníficos por aí!!!

    Beijoooo...

    ResponderExcluir
  16. Bora Dimaum, aproveite bem e não perca o foco da viagem falar inglês fluente viu cara. Tudo de bom pra vc Deus te abençoe abração em nome de todos aki em casa.

    ResponderExcluir
  17. BÔÔÔÔÔÔraaaa Dimão meu!!!! Maravilhoso o seu texto... me emocionei e me divertir ao lê-lo... Mas confesso que com uma saudade imensa de seu sorriso e da sua alegria... Te amo do tamanho do universo!!!
    Força porque vc é um vencedor!!!

    ResponderExcluir
  18. Não nos conhecemos, mas, procurando algo sobre a atual situação do aeroporto Schiphol, eis que encontro seu blog. Intrometida fui logo lendo... E não é que gostei?! Se me permitir, vou seguir seu blog. Estou curiosa para ver as fotos.

    ResponderExcluir
  19. Adoreei tudo,os detalhes são os melhores kkk
    aproveite tudo mesmo..e escreva aqui sempre! vou adorar!
    se cuidee :****

    ResponderExcluir
  20. Comecei a postar assim que li e desisti. Por algum motivo, tudo o que eu escrevia parecia tão bobo quando lia...
    Mas eu TENHO que dizer o quanto fiquei feliz em ver sua felicidade com essa viagem. Tudo parece lindo e fantástico visto daqui.

    Vou parar de falar, pois tudo continua me parecendo besta. Mas vc sabe de verdade o que cada um de nós quer dizer quando vem comentar aqui, né? SAUDADE.

    =**

    ResponderExcluir
  21. EEEE coisa boa!!!!
    poooo c ja botou as fotos no orkut foi???? QUERO UMM!!!!!!!
    muito massa o texto (só pra variar...)
    abraços
    Glück!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Diminha, tamos contigo aqui, hein?! Abraço ^_^

    ResponderExcluir
  23. Puts, man, muito foda!
    Lembrei de várias coisas aí quando fiz meu intercâmbio na África do Sul: o choro no aeroporto, a angústia da viagem sozinho, o inglês já no avião, a mão inglesa... haha!
    Essa é uma experiência pra uma vida toda...
    Fiquei muito feliz por ti.
    Boa sorte aí, e põe as fotos, porque a Irlanda tem muito o que oferecer.
    abração.

    ResponderExcluir
  24. Putz....
    Quem te chamou aí mesmo????
    Véi, muito feliz por vc....

    ResponderExcluir