terça-feira, 27 de abril de 2010

50 anos de imaginação solta

De uma única tira do Bidu e do Franjinha publicada na Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), despertava um talento imensurável na arte de se comunicar com as crianças. Era 18 de julho de 1959 e Mauricio de Sousa era um repórter policial.
Em 2009, após se tornar o maior sucesso em história em quadrinhos (HQs) que o Brasil já viu, o artista, aos 73 anos, completou cinco décadas de uma brilhante carreira ao lado da Turma da Mônica. Basta dizer que, hoje, são dois milhões e meio de revistas impressas por mês, e que o site oficial da turminha (www.turmadamonica.com.br) registra dois milhões de visualizações por dia. O cartunista brasileiro famoso internacionalmente bateu um papo com a Festa Infantis Magazine sobre os novos rumos dos personagens que tanto encantam o mundo.

Festa Kids – Em quais lugares do mundo a Turma da Mônica está hoje?
Maurício – Em mais de 30 países. Ainda quero levar para vários outros, com os novos projetos de desenhos animados que estamos desenvolvendo.

Há produtos elaborados especificamente para um país?
São poucas adaptações. Geralmente não é preciso modificar as histórias, pois hoje o mundo está globalizado. Para a China, por exemplo, só me pediram para adaptar o desenho dos telhados das casas que, por lá, têm aquela voltinha nas pontas.

Em quais mídias a Turma já está? Quais foi a adequação mais difícil?
Hoje estamos em todas possíveis - revistas, jornais, cinema, TV, internet e games. Creio que a TV é a mais difícil, pois pede uma produção cara que é a da animação.

Em algum momento você achou que seus desenhos ficariam obsoletos?
Boas histórias nunca serão absoletas. O que muda é a plataforma de comunicação e não a criação em si.


O Parque da Mônica já existe no Rio de Janeiro e em São Paulo. Você pretende levá-lo a outros lugares?
Temos projetos de expandir os parques pelo Brasil em unidades menores chamadas de "pracinhas". Atualmente estamos implantando uma na Bahia. Teremos também em 2010 em Portugal (2) e Angola.

Já houve alguma relação do seu trabalho com a Bahia? Elementos do Estado já serviram como inspiração?
A Bahia é sempre uma referência da cultura brasileira. Tenho em projeto uma família de baianos afrodescendentes para entrarem em nossas historinhas. Mas o projeto tem que ser bem estudado antes de estrear. Os nomes, por exemplo, precisam ser simples e que sejam entendidos tanto aqui como na África.

O que você planeja para a Turma no futuro?
Quero fortalecer o viés educacional em nossas historinhas, mas sem perder nosso principal objetivo que é divertir os leitores. Diversão com informação e formação.

Como a Turma está inserida na TV?
Estamos no canal Cartoonetwork, mas, para 2010, temos novos projetos para televisão que estão sendo produzidos desde 2008. A Turma do Penadinho em 3D, o Astronauta, Ronalldinho Gaúcho e a Turma Clássica são séries de TV e temos ainda o longa do Horácio para 2012.



Da série de "arquivos impublicados" (sessão do site oficial de Mauricio) há algum próximo de ser realizado?
Temos algumas surpresas para 2010. Uma delas é sobre o Chico Bento Jovem. Aguardem!

Hoje em dia, diante de tantas atividades da Maurício de Sousa Produções, você se dedica a qual mais intensamente?
Tento organizar meu tempo para poder participar de eventos, reuniões com empresários, produção interna da empresa e vida familiar. Mas não abro mão de ver tudo o que se produz e mexer no que acho importante. Temos uma ótima equipe de roteiristas e desenhistas capitaneados pela Alice Takeda, diretora de arte e minha esposa. Assim conseguimos produzir cerca de 800 páginas mensais de HQ só na parte de impressos.



*matéria originalmente publicada na Festas Infantis Magazine em novembro de 2009
*foto de divulgação/Maurício de Sousa Produções (MSP)
*texto de Dimas Novais

Nenhum comentário:

Postar um comentário