sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O fim. Mais difícil do que se presumia

Ele acorda às 10h da manhã. Sua perturbação durante a noite mal dormida foi o estopim para aquela situação que estava para acontecer. Ele precisa tomar uma iniciativa, não pode enrolar mais. Aquilo já não estava lhe fazendo bem. Nervoso, pensa por quase uma hora e, finalmente decide: vai fazê-lo naquele dia, em questão de horas. Pra que persistir em algo que não mais faz sentindo existir (!?), pensa. Liga para a vítima e marca um encontro na rua dela em 40 minutos – é só o tempo dele tomar banho, se vestir, apanhar um objeto que o ajudará na resolução daquele problema, e pegar um ônibus. Já sendo literalmente conduzido ao ponto final daquela história, percebe: aquele caminho parece mais longo que o comum. Suas mãos estão geladas e trêmulas. Nunca tinha feito aquilo antes.


Dúvidas sobre o que falar e de como agir quando chegasse ao local, fervilham sua cabeça de tantas indagações. Ao chegar ao ponto de encontro, percebe que a rua está demasiadamente movimentada para dar cabo à sua pretensão. Nem ele sabe ao certo o que irá acontecer naquela tarde: a reação dela diante do que ele tem a fazer e a sua própria atitude. Quando ela chega, ele sugere que entrem no apartamento dela. Ele não quer se expor, afinal.

- Ei! Por que você está assim? Acalme-se. - ela diz com um sorriso envolto por um questionamento quase que irônico e o convida a sentar.


Mas antes da consumação do fato, é importante que se saiba que ela não tem idéia do que está acontecendo na cabeça dele, muito menos no seu coração. Desfazer sonhos, desejos, projetos e um futuro construído no imaginário de alguém é uma atitude monstruosa. Magoar é o que ele menos quer. Ofender, tão pouco. Sabe que aquilo vai doer, mas sabe também que se não o fizer naquele momento, poderia não mais ter aquela coragem novamente. Em seu peito, sentimentos controversos se digladiam intensamente, entretanto, não há mais o que pensar. Deve apenas fazer. Aquele texto imaginado durante o seu trajeto àquele lugar se esvaiu. De forma atrapalhada e insegura, ele desfere frases confusas que parecem não querer chegar a lugar algum, mas precisam chegar. E chegam. No momento do disparo fica tudo mais claro.


O anel dela é arremessado na sua direção, um sinal do que estava para acontecer. Ela o segura. A possibilidade, que só agora lhe vem à cabeça, se concretiza com a palavra por ele dita: “fim”. Ela desfaz aquele sorriso forçado que durara por muito tempo e compreende, enfim, o motivo daquela visita repentina e a tamanha inquietação dele. Chegava ao fim algo que, aos olhos dela, não parecia caminhar para isso. Muito pelo contrário, para ela tudo estava ocorrendo muito bem. A dor na consciência dele pelo ato que acabara de cometer não o fazia pensar em outra denominação para ela, senão, vítima que estava ali – estática – apenas perguntando “por quê?”.


Lágrimas caem nas duas faces: terminar um namoro é muito mais difícil do que ele presumia.


Texto por Dimas Novais

*crônica originalmente publicada pelo site Mundo Jovem (PUC/RS) em 2007

2 comentários:

  1. esse eu já conheço!Fiquei até triste pela vítima :/
    ahuahuahuaha

    ResponderExcluir
  2. Muito boa meeeeeeesmo!
    Mil pessoas se encaixam perfeitamente no papel dele (e no dela também)!

    ResponderExcluir