sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Wolverine, agora protagonista de sua própria saga

Forças descomunais. Habilidades extra-humanas. Uma suposta evolução do homem. Essas características tornaram famosos diversos personagens super-poderosos da série X-Men, desenho animado que povoa a imaginação de uma legião de fãs, desde quando a primeira revista com a história, “The X-Men #1”, teve sua primeira edição publicada em 1963. Entre os personagens da saga que ganhou a TV e o cinema, Wolverine sempre foi o queridinho da Marvel Comics, editora norte-americana de desenhos em quadrinhos. No entanto, apesar da popularidade, seu passado demorou a ser revelado – três longas da série já estrearam e nada da vida pessoal do cara ser desvendada. Mas amanhã (oficialmente) esse mistério acaba. No feriado de 1º de maio, chega em mais de 500 salas de cinema do Brasil um dos longa-metragens mais esperados do ano: “X-Men Origens: Wolverine”, dirigido por Gavin Hoods. Com estréia mundial, o filme é estrelado pelo australiano Hugh Jackman que, após roubar cenas nos longas da trilogia, tem seu destaque, enfim, como protagonista.

Com o sucesso de bilheteria da primeira película da trilogia X-Men, dirigida por Bryan Singer, que estreou em 2000, e o consequente aumento da popularidade dos personagens da série, a equipe da Marvel percebeu que seria difícil deixar de revelar por muito tempo a história de Wolverine. No ano seguinte, a minissérie de HQ Origem, desvendou a questão. Agora, estreia nas telonas a polêmica produção, que caiu na Internet cerca de um mês antes do lançamento oficial nos cinemas. A versão que vazou, apesar de parecer ser completa, do início aos créditos finais, não apresenta todas as cenas, segundo a distribuidora Fox. Além disso, os efeitos especiais estão incompletos, revelando, por exemplo, alguns cabos que fazem o ator pular mais alto e animações que substituem a atuação de Jackman ou mesmo de um dublê.


Garras retráteis manuais revestidas do indestrutível metal adamantium e regeneração de tecidos musculares. Esses são os poderes do super-herói que o diferenciam dos reles mortais e é isso que o faz mutante, um x-men. Uma das cenas mais esperadas, aliás, é o momento em que ele tem seus ossos cobertos pelo metal, potencializando sua capacidade de destruição. Antes disso, em “X-Men Origens”, os fatos mais importantes da infância do personagem são desvendados, inclusive o fato dele ser fruto de um relacionamento adúltero de sua mãe com um capataz chamado Logan. Após ver o homem que acreditava ser seu pai assassinado pelo rude funcionário da família, James Howlett, como ainda é chamado, mata seu pai biológico. Passada a tragédia, ele segue a vida ao lado de seu meio-irmão, Victor Creed (Liev Schreiber), o Dentes-de-Sabre, entretanto, o abandona anos mais tarde por querer tomar rumos próprios. Quando sua vida amorosa desmorona, ele participa de uma experiência fenotípica, transformando-se no vingativo Wolverine. Está criado o embate entre ele e Victor, em meio a uma recíproca e ferina raiva que aumenta ainda mais o violento descontrole dos meio-irmãos.

Apesar do filme se passar um século e meio antes da trama primeira de X-Men, outros conhecidos personagens entram em cena, como o futuro líder da equipe de Xavier, Ciclope, que aparece ainda adolescente. O imensamente gordo e proporcionalmente forte, Blob (Kevin Durand) surge na trama grotescamente como o objeto irremovível que é - quando ele se fixa ao chão, ninguém consegue derrubá-lo. O lendário Gambit (Taylor Kitsch) também dá as caras com toda a habilidade de manipular energia cinética e no famoso arremesso de cartas, além de sua destreza em luta corporal e no uso de um cajado. É com grande expectativa que admiradores antigos da série esperam ver, enfim, se já não viram pela web, esses personagens retratados nas telonas e a história de Wolverine, o anti-herói mais violento dentre todos os mutantes.

["X-men Origens: Wolverine" já está disponível nas locadoras]


Texto por Dimas Novais


*matéria originalmente publicada na edição da Tribuna da Bahia do dia 30.04.09

** foto de divulgação


Um comentário:

  1. Filme muito bom. Qualidades de efeitos se mantendo e tudo mais.. Muito BoM!!!

    ResponderExcluir