quarta-feira, 23 de junho de 2010

St Stephen's Green (1/2)

Também chamado de Faiche Stiabhna, em irlandês, o St Stephen's Green é um parque público do centro da cidade de Dublin, na Irlanda. O parque é adjacente a uma das principais ruas de Dublin, a Grafton Street. Na sua lateral, corre uma das linhas do Luas, um bonde elétrico. São 22 hectares do espaço que até 1663 era simplesmente um pântano, passando por várias mudanças até chegar ao que é hoje.

domingo, 20 de junho de 2010

Aos 63, eis a "toda brejeira, toda faceira", Rita Lee


Ela tem muita história pra contar. Com 40 anos de carreira, Rita Lee lança DVD Multishow Ao Vivo e mostra grandes hits de sua trajetória, além de novas canções que dão o tom de chacota ao trabalho. No repertório, nada de surpresa em sucessos como “Flagra”, “Saúde”, “Mutante”, “Ovelha Negra” e “Agora só falta você” – talvez um desconsolo para os fãs assíduos. Mas no lado das inéditas está “O Bode e a Cabra”, versão hilária de “I Wanna Hold Your Hand”, dos Beatles, em que a letra original some e uma história inusitada com é contada sob arranjos e figurino inspirados no forró, com direito a triângulo e apetrechos a caráter, além de bandeirolas no telão ao fundo. A faixa é um resquício do disco “Aqui, ali, em qualquer lugar” (2001).

“Não provoque”, diz “Cor de rosa choque”, que junto a “Todas as mulheres do mundo” tecem uma homenagem as “mujeres” - num tom feminista rasgado. Com duas backing vocals, As Frenéticas são lembradas na cênica “Vingativa”. As novas “Se Manca” (Rita Lee e Beto Lee), “Tão” (Rita) e “Insônia” (Rita e Roberto de Carvalho) dão um ar ainda mais debochado ao show, mostrando que na atual fase, Rita está ainda mais para espirituosa que romântica. Essa última é uma salsa e brinca com a insônia chamando-a de namorada – daquelas ciumentas.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

World Cup e um estágio de inglês e cervejas

Verde e amarelo andando pelas ruas da capital irlandesa. As cores vestem negros, brancos, morenos, ruivos e orientais. É dia do primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2010 e o que se vê são tantos brasileiros quanto não-brasileiros com a camisa da seleção canarinho Nosso futebol é realmente amado por aqui. E em meio a euforia de início de torneio, eis que me cai do céu um emprego. Sim, agora não preciso mais converter moedas!

domingo, 6 de junho de 2010

Agora é oficial: será um ano no velho mundo!

Autorizado! Carimbo no passaporte e carteira de registro na Garda National Immigration Bureau, agora posso dar um rolé por outros países do Velho Mundo! Nesse momento, estou na Escócia dando uma fuçada nos castelos medievais (esse post foi programado para ir ao ar hoje). Enquanto bato perna por lá, conto aqui um pouco da minha semana: conheci o espaço físico interno da Trinity College, umas das mais famosas universidades irlandesas, e iniciei minha vida de cozinheiro.

Visão interna da Universidade

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Noite de sotaques

Coréia do Sul, Japão, Estados Unidos da América, Irlanda, Itália, Brasil, Egito e até as Ilhas Canárias. Na noite da última sexta-feira, fui a duas festas em Dublin. Ouvi sotaques de vários países e entre as coisas que aprendi é que no último desses se fala espanhol. É, minha ignorância sobre a cultura alheia é maior do que eu imaginava.