domingo, 20 de junho de 2010

Aos 63, eis a "toda brejeira, toda faceira", Rita Lee


Ela tem muita história pra contar. Com 40 anos de carreira, Rita Lee lança DVD Multishow Ao Vivo e mostra grandes hits de sua trajetória, além de novas canções que dão o tom de chacota ao trabalho. No repertório, nada de surpresa em sucessos como “Flagra”, “Saúde”, “Mutante”, “Ovelha Negra” e “Agora só falta você” – talvez um desconsolo para os fãs assíduos. Mas no lado das inéditas está “O Bode e a Cabra”, versão hilária de “I Wanna Hold Your Hand”, dos Beatles, em que a letra original some e uma história inusitada com é contada sob arranjos e figurino inspirados no forró, com direito a triângulo e apetrechos a caráter, além de bandeirolas no telão ao fundo. A faixa é um resquício do disco “Aqui, ali, em qualquer lugar” (2001).

“Não provoque”, diz “Cor de rosa choque”, que junto a “Todas as mulheres do mundo” tecem uma homenagem as “mujeres” - num tom feminista rasgado. Com duas backing vocals, As Frenéticas são lembradas na cênica “Vingativa”. As novas “Se Manca” (Rita Lee e Beto Lee), “Tão” (Rita) e “Insônia” (Rita e Roberto de Carvalho) dão um ar ainda mais debochado ao show, mostrando que na atual fase, Rita está ainda mais para espirituosa que romântica. Essa última é uma salsa e brinca com a insônia chamando-a de namorada – daquelas ciumentas.



Caetano Veloso e Gil são muito bem lembrados com “Baby” (Caetano), que leva citações de quatro outras músicas dos baianos da época do Panis Et Circenses. Logo depois desse período Tropicália, Rita, aos 30 anos, se achava no fim da vida, jmas eis que, aos 63 anos de idade, ela aparece no DVD “toda brejeira, toda faceira”. Continua jovem e moderninha. O motivo? Rock´n roll. E para Chuck Berry, que aos 82 anos continua rocker, ela manda “Roll Over Beethoven” (Chuck). Sumida de seu set-list, a roqueira retoma “Bwana”, mas altera a palavra na letra para “Obama”, que junto a outras transformações tentam mudar o tom evangélico que ela notava na música e que não deixavam-na confortável. Para fechar, “Lança Perfume” vira pout-pourri com “Chiquita Bacana”, referência a Carmen Miranda.

Gravado no Rio de Janeiro, no início do ano, este lançamento, registra a última turnê (Pic Nic), sob direção dela mesma com seu marido Roberto de Carvalho. Além deles, formam a banda os músicos Beto Lee (seu filho, na guitarra e vocais), Edu Salvitti (bateria), Brenno di Napoli (baixo), Débora Resi e Rita Kfouri (vocais), Allex Bessa (teclados) e Laércio da Costa (percussão). Nos extras, Beto Lee apresenta o Making Off dos ensaios para gravação do registro e a sessão Ooops! traz Rita deixando ser vista pelos erros e não pelos acertos.



*matéria originalmente publicada em 29.08. 2009 na Tribuna da Bahia
*fotos de divulgação. foto 2: capa do DVD
* texto de Dimas Novais

Nenhum comentário:

Postar um comentário