sexta-feira, 19 de março de 2010

Capote: densa leveza

Quando o excêntrico jornalista Truman percebe o potencial da história sobre os assassinatos que vitimaram a família Clutter, em Holcomb, Kansas, em 1959, ele se dirige a minúscula cidade e acompanha de perto parte do desenvolvimento do processo que leva a condenação e execução dos criminosos, em 1965. Escreve, então, uma obra de não-ficção chamada A sangue frio e se torna um dos mais aclamados e bem sucedidos escritores norte-americanos da história. Esse é o enredo que permeia o drama Capote, baseado no livro homônimo de Gerald Clarke, um filme sem cenas de destaque e sem aqueles típicos momentos que causam angústia no expectador e que não o deixam piscar. Ele todo é envolvente.

A direção de Bennett Miller lhe rendeu uma indicação ao Oscar de 2006, no ano seguinte à exibição do filme nos cinemas. Além disso, a película teve mais quatro indicações: melhor filme, melhor atriz coadjuvante (Catherine Keener), melhor roteiro adaptado (Dan Futterman) e melhor ator (Philip Seymour Foffman). Esse último arrebatou a única estatueta de Capote, na primeira indicação ao prêmio do ator. Merecido, as encenações de Philip são absurdamente convicentes, seus trejeitos afetados são retratados sem superficialidade alguma.

Locações condizentes com o ar denso do filme, posicionamentos de câmeras que valorizam os ambientes com visões panorâmicas relevantes, a procura pelo descentralizamento dos objetos em proeminência nas cenas e diversas tomadas com foco no segundo plano, mantendo o primeiro plano embaçado, contribuem para a leveza (apesar da força) e beleza do filme. Leveza essa notavelmente bem posta já que o enredo do filme é de uma carga demasiadamente pesada.


Para um filme de orçamento baixíssimo para os padrões hollywoodianos – cerca de US$ 7 milhões, segundo o site adorocinema.com – e rodado em apenas 36 dias, Capote superou expectativas quanto a transposição para o cinema de uma obra literária que marcou época. Bennett Miller realizou surpreendentemente bem a tarefa, mesmo com sua pouca experiência em longas-metragens.

Uma frase dita pelo personagem Capote traduz muito bem o espírito das histórias da vida dele e da sua relação com o assassino Perry Smith: “Parece que eu e Perry crescemos na mesma casa. Ele saiu pela porta dos fundos, e eu, pela da frente.”


FICHA TÉCNICA
Título Original: Capote
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 98 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2005
Site Oficial: www.capoteofilme.com.br
Direção: Bennett Miller
Roteiro: Dan Futterman, baseado em livro de Gerald Clarke
Produção: Caroline Baron, Michael Ohoven e William Vince
Música: Mychael Danna
Fotografia: Adam Kimmel
Desenho de Produção: Jess Gonchor
Figurino: Kasia Walicka-Maimone
Edição: Christopher Tellefsen
Elenco: Philip Seymour Hoffman (Truman Capote), Catherine Keener (Harper Lee), Clifton Collins Jr. (Perry Smith), Chris Cooper (Alvin Dewey), Bruce Greenwood (Jack Dunphy), Bob Balaban (William Shawn).


*fotos de divulgação
* texto de Dimas Novais

Nenhum comentário:

Postar um comentário