sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Área Q: ufologia e ficção

O longa nacional, em co-produção com os EUA, “Área Q” encerrou as filmagens no sertão do Ceará e parte para negociação de exibição mundial. Com o ator hollywodiano Isaiah Washington no elenco, além de Murilo Rosa e Tânia Kalil, o filme deve chegar aos cinemas brasileiros no primeiro semestre de 2010


No Brasil, mais precisamente nas cidades cearenses de Quixadá e Quixeramobim, fatos estranhos começam a acontecer e Thomas Mathews percebe que isso pode ter ligação com o desaparecimento de Peter, seu filho. Supostas abduções e relatos sobre o aparecimento de ovnis (objetos não identificados) fazem com que o cético jornalista venha ao país e comece a entender muito mais do que procurava.

Essa é a trama que envolve o longa “Área Q”, que finalizou suas filmagens nas últimas semanas. Entre os que atuam no filme, uma co-produção Brasil/EUA, estão Murilo Rosa, Tânia Kalil e o norte-americano Isaiah Washington, conhecido pelo papel do doutor Preston Burke na série Grey's Anatomy. O diretor Gerson Sanginitto e o produtor Halder Gomes (que trabalharam juntos em “Beyond the Ring” e “The Morgue” - “Cadáveres 2”, no Brasil) conversaram com a Tribuna da Bahia sobre a película.


“Essa é uma historia que eu sempre quis contar. O E.T do Spielberg foi o filme que me fez querer trabalhar com cinema, então, eu sempre tive muita vontade de dirigir um longa que envolvesse elementos de ficcão científica,” conta Sanginitto. Ele admite, entretanto, que encontrou dificuldades nas gravações no interior cearense. Entre elas, a maior foi filmar no sertão em locações remotas e sem estrutura. “E, claro, embaixo daquele sol que não dá sede de jeito nenhum”, brinca. “Fizemos um filme muito complexo em logística,” concorda Gomes. “O maior desafio foi o tempo recorde do projeto e o curto período de pré-producao (duas semanas) e filmagens (quatro semanas)”, completa.

Segundo Halder Gomes, este projeto aconteceu em tempo recorde na producão cinematográfica brasileira. “Em março (deste ano) estive em Los Angeles para desenvolver outro projeto com o Gerson. Na conversa, sugeri que virassemos a mesa e criassemos uma nova história e roteiro que tivesse locação no Ceará e em Los Angeles”, explica. Entre setembro e novembro as filmagens foram concluídas. A ideia do roteiro surgiu pelo fato da região cearense ser referência em pesquisas nacionais e internacionais sobre casos ufológicos. A partir disso, também chegaram ao nome da película: “Área Q” – alusão aos munícipios de Quixadá e Quixeramobim, além de Aquiraz.

Ceará no foco
Na trama de Área Q não há linearidade, comeca em 1979, dá um pulo para 2010, volta para 2009 e termina em 2011. O flme de ficção científica/drama “Área Q” é a primeira co-produção Ceará-Hollywood (Reef Pictures, ATC Entretenimentos, Estação Luz Filmes e Boa Vontade Filmes). Os efeitos visuais são do cearense Marcio Ramos ("Vida Maria"). Mas Halder Gomes avisa: “estamos falando de um filme de atuações em primeiro lugar, porém os efeitos (em computação gráfica e de cena) serão ferramentas para fortalecer a historia.” Entre os atores brasileiros no elenco estão Murilo Rosa e Tânia Khalil, além de um casting cearense.

Amigo antigo do diretor, Murilo Rosa foi convidado por ele a fazer três papéis no filme – que não são três personagens distintos. O diretor explica: “o primeiro é João Batista, um homem do campo, simples, que desaparece em 1979. O segundo é o João B. que reaparece na trama 30 anos depois e se apresenta como um “alienígena”, um “ser inteligente”. E o terceiro personagem é o João B. Junior.” O ator, por sua vez, intermediou a contratação de Tânia Khalil, que contracenava com ele em “Caminho das Índias”. Ela interpreta Valquíria, uma repórter que funciona como um contra-peso para o Thomas. “Ela se torna a voz da razão quando o Thomas começa a se deixar envolver pelos acontecimentos estranhos que estão acontecendo na regiao,” explica.

No desenrolar da trama, Thomas se envolve com a jornalista Valquiria que tenta trazê-lo de volta para a realidade, pois percebe que ele está se deixando levar pelas histórias e crendices da região. O arco do personagem se completa quando encontra João Batista na figura do “ser inteligente” e revela o que aconteceu com seu filho Peter e a nova missao que tem que seguir.

Halder conta que há muito tempo tem lutado para provar a investidores internacionais que o Ceará está preparado para atrair produções estrangeiras. “Seremos a ‘Califórnia’ do Brasil em breve. Área Q representa a concretização da causa de promover o Estado através do cinema e fomentar a indústria regional.” Outros projetos ja estão sendo agendados. A previsão de lançamento do filme é o primeiro semestre de 2010. Além do Brasil, salas de exibição de outros países devem receber o filme. As negociações para isso já estão sendo feitas.

*matéria originalmente publicada em 14.12. 2009 na Tribuna da Bahia
*fotos de divulgação e texto de Dimas Novais

Nenhum comentário:

Postar um comentário