terça-feira, 30 de agosto de 2011

"Fotografia de calle"

!Hola, personas!

Nessa sessão, estiveram em pauta:
La dimensión temporal em la fotografia: la narración en función de los acontecimientos - O tempo é fundamental na sequência fotográfica, em três aspectos: tempo de exposição, de captura; tempo cronológico, o real; e o tempo narrativo, de construção da sequência, de apresentação.
La dimensión espacial en la fotografia de reportaje - Um erro grave seria a não valorização do espaço em uma foto reportagem. Há uma tendência antropológica muito forte, geralmente, o que faz informações psicológicas do sujeito e outras da ação serem perdidas. O contexto pode mudar completamente na valorização do cenário. Não se pode esquecer que uma foto macro é a fração de um situação maior.

Em seguida, minha terceira atividade prática: describir um espacio urbano, tanto en su dimensión física (arquitectura, urbanismo), como en su dimensión humana. Ou seja, produzir fotografia de calle. Escolhi a rua em que morava em Barcelona mesmo, a Calle Pujades. Mesmo não tendo encontrado nada simbólico, que descrevesse ou referenciasse a rua por si, nenhum monumento, praça, loja ou coisa do tipo, tentei dar o meu olhar, o de alguém que acabara de chegar ali - três semanas atrás.












A avaliação foi bem positiva, embora a minha série tivesse 11 fotos. A tarefa sugeriu 10. Então, a quarta foi considerada aquela que poderia ser descartada por não trazer NENHUMA informação adicional à série e por não ser NADA bonita fotograficamente. Ou seja, horrível. Mas a postei aqui, porque foi assim que idealizei e apresentei a série.

See ya later, aligator!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Edad Dorada de la fotografía de reportaje

!Hola!

Seguindo a explanação sobre o curso de Foto Reportagem, falo de outros tópicos discutidos em sala.

El uso expresivo de la câmera. Los puntos de vista. - Basicamente, o professor explicou a importância da inquietude corporal do fotógrafo para a construção de imagens criativas. Dobrar joelhos, abaixar, levantar, aproximar-se ou distanciar-se do objeto a ser fotografado pode fazer toda a diferença. Foram passadas informações básicas de enquadramento e do quanto criativo um fotógrafo deve ser resultando em conotações variadas de uma situação a partir da variação dos ângulos e pontos-de-vista.

La foto aislada (isolada) y la secuencia fotográfica - Citação de Duane Michal: fotógrafo norte-americano (1932-) em destaque por suas foto-sequências, principalmente as produzidas nas décadas de 60 e 70.

Pase comentado de imágenes de la Edad Dorada de la fotografía de reportaje (1936-1969) - momento em que a fotografia de guerra teve avanços notaveis. Evolução tecnológica, cultural e política.

Os seguintes fotógrafos foram citados:

-Robert Capa: hungáro (1913 - 1954), ele foi um dos fotógrafos de guerra mais famosos da história. Fez a cobertura cinco importantes conflitos da primeira metade do século XX: a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Segunda Guerra Mundial na Europa, a Guerra Árabe-Israelense de 1948 e a Primeira Guerra da Indochina. A foto abaixo, “A Morte do Soldado Legalista”, é um de seus mais famosos registros, o momento exato em que o personagem em foco é atingido por um tiro;


- Lee Miller: Elizabeth 'Lee' Miller (1907 – 1977) nasceu em Nova York e foi modelo profissional de sucesso antes de virar fotógrafa de artes (foco na moda). Durante a Segunda Grande Guerrea, ela foi aclamada pelo seus registros de eventos de conflito como a liberação de Paris, a London Blits e campos de concentração na Alemanha. A foto abaixo foi produzida na banheira de Adolf Hitler numa parceria entre Lee (que pousa na imagem) e David E. Scherman, um correspondente da revista Life;


- John Szarkowski: curador e diretor de fotografia norte-americano (1925 - 2007) do Museu de Arte Moderna de Nova York, de 1962 a 1991, e criador do projeto "Mirror and Windows";

- Virgilio Viéitez Bértolo: espanhol (1930 - 2008) que realizou trabalhos com grupos e eventos sociais dos mais diversos, incluindo velórios e batizados, além de retratos;


- Christophe Agou: fotógrafo documental, nasceu na França (1969 -) e atualmente vive em Nova York. Tem como trabalho de destaque a obra "Face au Silence / In The Face of Silence", realizada no inverno de 2002, quando ele foi a sua cidade natal, Montbrison, registrar a vida cotidiana e o trabalho das famílias campestres. Ao entrar na intimidade delas, ele pôde fotografar com um notável grau de intimidade;


Dicas de websites:
www.in-public.com - sobre eventos de street photography (fotografia de rua) em todo o mundo.
www.magnumphotos.com - uma das mais respeitados coletivos de fotografia do mundo, com sede em Nova York, Londres, Paris e Tóquio. Teve Robert Capa como um dos fundadores, em 1947.
www.nilsphoto.blogspot.com - blog com imagens de Street Photography produzidas por Nils Jorgensen.